Acender e apagar lâmpadas remotamente com o smartphone ou tablet, criar em uma sala diferentes cenários de iluminação ao simples toque de um botão, ligar e desligar dispositivos de forma agendada ou por comando a distância são apenas algumas das infinitas possibilidades trazidas pela automação residencial.
Estima-se que atualmente no Brasil existam cerca de 300 mil imóveis automatizados, número considerado baixo levando-se em consideração que existem hoje 1,5 milhão de imóveis com potencial para automação. A demanda deste setor segue crescendo rapidamente pois os atuais sistemas de automação custam 50% menos do que a cinco anos atrás e, somando-se a esse fator, existe também uma forte expansão imobiliária associada a vontade manifestada pelos proprietários em morar ou trabalhar em ambientes modernos, com muitas facilidades tecnológicas e, sobretudo, que proporcionem economia de energia.
Dentro da realidade atual a automação deixou de ser vista como artigo de luxo e passa a ser desejada pelas facilidades e benefícios trazidos, da mesma forma como são encarados os opcionais GPS, airbag e motor flex em um automóvel moderno.
Trabalhar com automação é uma atividade atual e instigante, envolve muitas tecnologias e precisa de profissionais qualificados que gostem de vencer desafios e valorizem a qualidade dos seus serviços. Para o instalador que está antenado com o mercado e busca obter remuneração com margem de ganho maior, trata-se de uma excelente oportunidade para abrir uma nova frente de negócios e conquistar clientes de perfil diferenciado, que realmente valorizam uma instalação de qualidade.
Edson Menezes é Engenheiro e Consultor da Domínio Tecnologia